sábado, 26 de abril de 2008

Poeta Victor Barone lança Outros Sentidos

O que seria da vida se não existissem os poetas???É tão bom tê-los nas noites de lua cheia, nos dias em que o vazio da solidão transborda, quando os sentimentos pulsam, expulsando a ausência gritante, quando o amor corta feito navalha, quando a indignação nos rouba as palavras. Como vocês, não sei viver sem poesia. Então, quero fazer um convite especial, anote aí, na agenda, e passe adiante:Lançamento do Livro Outros Sentidos do poeta Victor Barone, no dia 05 de Junho, no Marco, em Campo Grande, numa noite de lua cheia. Imperdível.


O livro nasceu assim: Victor é jornalista e um grande poeta, carioca e já sul-mato-grossense. Seus poemas já circulavam, mas nunca tinham tomado forma de livro. Um grupo de amigos se juntou e reuniu o que tinham de melhor: sonhos, fotografias e paixão pela arte. O resultado é um livro diferente, onde poemas, fotos, traços ilustrativos e projeto gráfico compõem com sinergia uma obra deliciosamente ousada, feita na raça, por amor a arte e sem nenhum patrocínio. Agora, é a sua vez de participar do projeto do livro, adquirindo-o, lendo-o, divulgando-o, deixando a poesia falar por todos os sentidos do seu corpo e da sua alma. As fotografias são de Elis Regina Nogueira, que transforma luz em imagem e poesia.

Percorrer os caminhos dos versos do Victor Barone é sentir que as palavras ganham forma, cheiro, som e sentimentos, deixando marcas na pele, no olfato, na boca. Elas provocam melodias, zunidos, transbordando o vazio deixado pelo silêncio. Às vezes, cortam feito navalha, às vezes, compõem cenários de flores, sensualidade, mansidão, senduzindo os olhares sedentos gestos, cores e paladares. O verbo do Victor preenche lacunas, ausências e faz um sapateado sobre desejos, compondo outros sentidos, tocando todos os sentidos.




Pétala - Victor Barone

Cai a pétala cara a mim.

Rodopia no ar

criando nuances e cores

de pétala que vai.

É rubra enquanto cai a pétala

que boiando no ar

tornar-se-á exangue.

Como dói ao olhar

o frenético sangrar

da flor voante.

Como sarar em meu corpo

o perene partir desta cor...?

6 comentários:

Unknown disse...

estou louca para botar meu tato nesse livro...

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

É tao bom quando isso acontece na vida de alguém. Espero que seja um sucesso o lancamento do livro.

Boa semana

Unknown disse...

A capa é muito bonita e densa. Deve combinar com a poesia né? Amanhã tem uma blogagem coletiva sobre poesia, você pode participar com essa se quiser...bom domingo amiga!

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

Sim, Roseane, fiz a capa e o projeto gráfico do livro e alguns rabiscos com nanquim, outros com pincéis eletrônicos...as fotos são de Elis Regina, fotógrafa ousada, sensível. O resultado ficou bacana. Vou te mandar um exemplar de presente. hehehehe beijos

Unknown disse...

ah. eu tive a oportunidade de ver o pré-natal - a impressão do layout. muito lindo. e com a artista nanci se revelando.

ventura disse...

estou ansiosamente excitado em ter esse livro de poemas, poesias e sedução
beijo