terça-feira, 15 de abril de 2008

Labaredas, cara amarrada, boca fechada e Saramago

Tela: abstrato - Tomie Ohtake
Tenho uma pauta imensa de assuntos que queria conversar com vocês aqui, no nosso coreto virtual. Um deles é o filme A Vida dos Outros, indicação do Nill e, depois, reforçada pelo Mário. Vi a película, achei bárbara e já construí um texto no meu espaço imaginário do cérebro. Tenho mania de, ao estar parada, inventar histórias, imaginar diálogos. Só não tive tempo de transformar esses pensamentos em algoritmos do computador. Também quero falar sobre amor, desamor, sobre os "ficantes". Também desejo dialogar sobre o que tem significado ser uma mulher com 40 anos, de esquerda, feminista, neste início de século XXI. Também almejo muito fazer um post sobre a beleza das produções da Maria do Povo. E, por último, debater o texto A Identidade da Esquerda, do Leandro Konder, professor da PUC/RJ. Só vou deixar um trecho para vocês irem mastigando e digerindo as palavras: “A esquerda é jovem, incômoda, briguenta. E faz reivindicações. A direita abomina os conflitos da luta de classes e faz concessões à massa dos trabalhadores. Quando a pressão social é grande, as conquistas da classe operária são mais significativas”. E Konder vai, com muita inteligência, tecendo um crítica às concessões que o governo Lula fez à direita.
Nossa! Não sei nem por onde começar. Mas hoje estou mal humorada, com a cara amarrada, com as labaredas do dragão que adormece no peito querendo sair da minha boca: queima, dói, lateja...Aí, prefiro ficar mesmo com poesias. Encontrei o José Saramago. Você sabia que ele não pôde concluir os estudos secundários (liceu e técnico) por dificuldades econômicas? Sim, o Prêmio Nobel foi serralheiro mecânico, tendo depois exercido diversas outras profissões, como desenhista, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista. E, claro, foi condecorado como Doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Turim (Itália), 1991, Doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Sevilha (Espanha), 1991, Doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Manchester (Inglaterra), 1994. É, diploma não é tudo. E nesse encontro com a poesia, você podia postar uma poesia aqui. Sim, uma poesia tão intensa como esse sol ardente de outono.


Poema à Boca Fechada
Não direi:
Que o silêncio me sufoca e amordaça.
Calado estou, calado ficarei
Pois que a língua que falo é doutra raça.
Palavras consumidas se acumulam
Se represam, cisterna de águas mortas,
Ácidas mágoas em limos transformadas,
Vasa de fundo em que há raízes tortas.
Não direi:
Que nem sequer o esforço de as dizer merecem,
Palavras que não digam quanto sei
Neste retiro em me não conhecem.
Nem só lodos a se arrastam, nem só lamas,
Nem só animais bóiam, mortos, medos,
Túrgidos frutos em cachos se entrelaçam
No negro poço de onde sobem dedos.
Só direi,
Crispadamente recolhido e mudo,
Que quem se cala quanto me calei,
Não poderá morrer sem dizer tudo.

José Saramago


Elis - Aos nossos filhos


17 comentários:

Unknown disse...

Cabeça fervendo de idéias, palavras ainda embaralhadas, querendo se tornar verbo. Um caldeirão borbulhando ou uma panela de pressão a ponto de explodir. coisa boa prenuncia isso tudo. uma riqueza sem medidas. tentando segurar o que quer se lançar da boca, do coração, do útero pra fora. um big bang. ah. tem coisas que não devemos falar, mas as palavras inquietas não conseguem ficar dentro da gente.

enquanto está preparando, as poesias expressam o sentimento. e é interessante como a enxurrada de informações que recebemos ao mesmo tempo, aparentemente sem ligação, unem-se em algo único. deve ser mesmo porque somos ligados em uma energia única. tudo está delicadamente conectado um ao outro. o caos do equilíbrio ou o equilíbrio do caos? rsrs. eu c/ verborragia. hehehe

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

"do útero para o big bang"...Miti, a poesia pulsa em vc....adorei o seu post. Vc conseguiu me conectar nesse caos do equilíbrio ou o equilíbrio do caos...não importa, é tudo junto, salada de fruta de sentimentos e palavras...sentimento demais...beijos mim

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

beijos MIL ...

Unknown disse...

As labaredas e caras amarradas compõe a nossa carne e o nosso espírito..portanto tenha calma e aproveite o poder transformador, criador e destruidor do fogo...

Não lembrei de uma poesia mas lembrei de uma música, ela é ...traz um pouco das nossas angústias porque fomos preparados para ver o mundo da forma mais dolorida e mais bela também...


Eu ando pelo mundo prestando atenção
Em cores que eu não sei o nome
Cores de Almodovar
Cores de Frida Kahlo, cores
Passeio pelo escuro
Eu presto muita atenção no que meu irmão ouve
E como uma segunda pele, um calo, uma casca,
Uma cápsula protetora
Eu quero chegar antes
Pra sinalizar cada coisa
Filtrar seus graus
Eu ando pelo mundo divertindo gente
Chorando ao telefone
E vendo doer a fome nos meninos que têm fome
Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela (quem é ela, quem é ela?)
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle
Eu ando pelo mundo
E os automóveis correm para quê?
As criancas correm para onde?
Trânsito entre dois lados de um lado
Eu gosto de opostos
Exponho o meu modo, me mostro
Eu canto pra quem? Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
(quem é ela, quem é ela?)
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle
Eu ando pelo mundo e meus amigos, cadê?
Minha alegria, meu cansaço?
Meu amor cadê você?
Eu acordei
Nao tem ninguém ao lado
Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
(quem e ela, quem e ela?)
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle

Augusto Araújo disse...

Ei aquela tela não é abstrata nao

é um óvulo

só nao sei se está num meio de cultura ou se é de uma placa citológica

essa Tomie Ohtake hein, foi a única tela dita abstrata q vi até hoje q representa algo real

Unknown disse...

olá augusto,
notei sua ausência. as horas vagas foram todas pra expogrande? passamos por muitos temas, mas com certeza, são temas que sempre voltarão à tona.

abstrata pra quem nunca viu um óvulo. se perguntar pra uma criança...
mas óvulo tem tudo a ver mesmo. e é um dragão que está nascendo.
nossa, por isso parece que tem labaredas. e como se trata de uma obra de arte, deve ser mesmo um meio de cultura. rsrsrsss

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

Ah, o Augusto não resistiu e voltou....Mi, vc tem razão: o abstrato nos permite imaginar e ver a obra de arte a partir do nosso repertório cultural. Quando vi essa tela da Tomie, imaginei um sol queimando, quente como as labaredas de um dragão.

Augusto Araújo disse...

saco, o blogger falhou e perdeu o q escrevi

pode ser qualquer coisa mesmo, mas olhem essa imagem real de um óvulo ,nada mais abstrato

http://www.gineco.com.br/imagem.htm

e olhem q imagens legais, inclusive com um sptz chegando no óvulo

http://www.vivita.com.br/tratamento_invitro.asp


o sol acho improvavel pois tinha q ter pequenas chamas na superficie. pensei mais em Jupiter, o gigante laranja, mas nao parecia envolto de espaço sideral (textura e sem estrelas)

entao achei mais parecido com um ovulo

...mas de Dragao?

agora tenho certeza q o cha q vcs tomam é alucinógeno mesmo

Augusto Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Augusto Araújo disse...

ps: os links saem incompletos q pena

procurem no google: imagem óvulo

estao entre os primeiros links

Augusto Araújo disse...

Miti

fui na segunda e no sabado na exposiçao

assisti a palestra do Xico Graziano, quem nao foi perdeu

Augusto Araújo disse...

ok, mas tb nao tah longe de ser o sol

Unknown disse...

kkkkkk.
eu estava mesmo com saudades do augusto.
o dragão foi figurativo.
emendei sobre o dragão dentro da nanci ("com as labaredas do dragão que adormece no peito querendo sair da minha boca: queima, dói, lateja..."). porque estão no forno muitos textos (dragões) pro blog. mas também nunca vi um óvulo de dragão pra dizer que não é. rsrs. quem sabe perguntando pra artista - vai que era isso mesmo que ela queria... nossa, espero ansiosa o nascimento do dragão.

heheh. errou qto aos alucinógeros. não preciso disso, meu normal é assim, enxergando coisas que outros não vêem. deviam inventar um chá de conscienógeros...

Unknown disse...

Miti gostei do chá conscienógenos kkkk, mas acho que não seria uma mercadoria muito lucrativa. kkk

adorei a história do óvulo e do sol...lembrei de quando fui assistente do jardim da infância(no Colégio Universo) em datas que ficaram pra traz...
estava lá a "adulta" tia kelly(15), anotando os nomes dos desenhos dos alunos (porque as psicólogas olhavam as folhas de desenho das crianças.)Tinha um aluno (uma figura) chamado Lucas(3). Um dia eu estava moninando uma folha de desenhos do Lucas, e mostrando a figura perguntava´:

- o que é esse desenho Lucas?
- uma casa.
- esse o que é?
- um carro.
- lucas esse aqui eu sei é uma árvore, não é?
- é a arvore da casinha.
- e esse o que é?
- é uma nuvem tia kelly.

Olhando para o céu de lucas, ao lado das núvens, havia vários circulos desenhados de onde saiam traços que lembravam raios, não tive dúvida, olhei o círculo maior escrevi antes falei depois

- bom, esse só pode ser o sol.

e o Lucas me olhando com aquela carinha típica de criança quando acham os adultos "lerdinhos"..me disse

- não né! É uma barata.

Conclusão: nunca mais meti meu sol na barata alheia..rsrs

Unknown disse...

miti, não sabia que vc escrevia tão bem. É a maria-sem-vergonha revelando...

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

eu conheço há muitos anos a perfeição artística da Miti nas artes gráficas, mas confesso que ela está me deixando de cara com o jogo poético que faz com as palavras...emocionante...emocionante e apaixonante...ri muito da sua resposta para o Augusto: chá conscienógenos....fiquei imaginando o chá sendo distribuído nos postos de saúde e, depois, uma revolução no Planalto Central...Kelly, criança é demais mesmo...vou experimentar mostrar o quadro da Tomie para o Antônio.Quero ver qual seria sua interpretação...talvez chegue perto do olhar do Augusto: um óvulo, mas óvulo de dinossauro.hehehe...Augusto, um dia desses quero escrever sobre isso: sol e óvulo - imprescindíveis para a vida humana, para a vida na terra...Tenho percebido que o Maria-sem-vergonha está cada vez mais feminino...A Mi tem razão: a ausência do augusto é notada, mesmo com toda a arrogãncia capitalista dele hehehehehe

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

Olhe só: Antônio disse que parece uma flor...sim...uma flor...levei um susto...aí ele me disse, uma flor chamada girassol...e depois vai aparecer um beija-flor...Ah! crianças...era tudo que eu queria ouvir, flor, girassol e beija-flor