sexta-feira, 28 de março de 2008

Uma noite na confraria das bruxas: lançamento do livro Gênero e Políticas Públicas


Um novo livro chega às livrarias. Traz todas as nuances do lilás e a força das palavras com o rigor científico necessário na abordagem da questão da mulher e políticas públicas. Apresenta uma coletânea de artigos que discutem desde violência, turismo e exploração sexual de crianças e adolescentes, sistema de cotas nas eleições até o direito das mulheres à posse da terra. As organizadoras da obra são Jacy Curado, professora da UCDB e Daniela Auad, professora da Universidade Federal de São Paulo. Duas grandes estudiosas, feministas e protagonistas de projetos e intervenções na área da igualdade de gênero, além de belas, inteligentes, sensíveis e senhoras à frente do nosso tempo. O livro é resultado do único curso de Pós-Graduação em Gênero e Políticas Públicas da América Latina e vai ser levado não só para as universidades do País, mas também da Europa, por ser inédito e por ser produzido com excelência acadêmica.
O lançamento do livro Gênero e Políticas Públicas hoje, à noite, foi emocionante. Primeiro porque reencontrei muitos amigos e amigas que, de uma forma ou de outra, têm uma relação afetiva com o livro. Depois porque, movida pela inspiração das bruxas e das deusas, com alma, paixão e útero, fiz a criação da capa, fazendo com que o lilás em movimento desse formas aos desafios femininos neste novo milênio. E lá, nas palavras, na organização do conhecimento, na leitura e na interpretação da realidade à luz da teoria, estavam companheiras que ousaram construir na história de Mato Grosso do Sul iniciativas, projetos e movimentos que pautaram a questão da mulher nas políticas públicas de Mato Grosso do Sul, especialmente a partir de 1999. Entre elas, Bárbara, Sandra, Marlene, Rosana (...e Maria Rosana, uma ausência percebida), que insurgem e ajudam a desmoronar o dualismo platônico mente/corpo, razão/emoção, que foi a base do pensamento ocidental cartesiano, fazendo a racionalização do exercício do poder expresso nas relações binárias senhor/escravo, homem/mulher, opressor/oprimido.
Enfim, nesta noite, participei de uma verdadeira confraria das bruxas contemporâneas, que deliciosamente serviram a poção mágica do conhecimento, nos dando força para prosseguir com a nossa rebeldia necessária, transgredindo aquilo que nos oprime, construindo e reconstruindo pensamentos, idéias e práticas.
E foi nessa confraria que conheci Daniela Auad. Que bruxa linda! Que mulher marcante pela inteligência e pela transgressão! E a noite não podia acabar de uma forma melhor. Ao sair do Museu das Nações Indígenas, dei de cara com uma grande reunião de capivaras, de todos os tamanhos e de todas as idades. Elas dormiam sob a luz calma da lua minguante, entre o verde escuro do Parque das Nações. Uma noite abençoada pelas deusas e bruxas.



Musa Híbrida - Caetano

5 comentários:

kartoigres disse...

Fico triste de não estar nesta noite na confraria dessas bruxas maravilhosas e muito alegre de saber que as grandes bruxas da minha vida,juntas,relizam uma grande magia em pról da grandeza feminina,assim, só posso parabeniza-las e desejar que deste caldeirão surjam magias que definitivamente consagrem essas adoraveis BRUXAS.

kartoigres disse...

Quando digo,grandes bruxas da minha vida,me refiro a autora Jacy Curado e a idealizadora da capa Nancy (que por sinal arrasou com o lilaz em movimento),bjs...Sergio

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

O bom do nosso caldeirão é que no ritual em volta dele tem mulheres guerreiras e homens especiais, que amam muito as mulheres, como vc, Sérgio, um ser tão especial, feito de sonhos, lua cheia e poesia.

Unknown disse...

Musa Híbrida Campo Grandense:
Também eu amei as capivarinhas se despedindo de nós!
Que noite especial e cheia de bons encontros!
Quando você vem aqui em Sampa passear comigo?
Beijos e obrigada pelo post! Fiquei impossível!
Adicionei teu blog nos meus favoritos e adicionei vc no Orkut. Ou seja, estou fazendo a linha "Nanci Silva: leia o livro, veja o filme, ouça o disco!".
Beijos e mais beijos
Daniela Auad

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

beijos de corpo, alma e útero, Daniela.
Vc já está adicionada no orkut.Trocaremos fotos, música e poesias,