terça-feira, 13 de maio de 2008

Saída de Marina Silva: perde o governo, perdemos todos nós, perde o futuro



Existem algumas pessoas que não são apenas indivíduo. São entidades porque incorporam em suas vidas a expressão de uma multidão. Marina Silva é uma dessas raras pessoas. Ela é pra mim a reserva ética que existia no governo Lula – ressalto que a ética não tem nada a ver com o discurso falso moralista da direita, mas sim com os quatro princípios levantados por Leonardo Boff: dar centralidade à afetividade, sensibilidade e ao afeto; o cuidado; a cooperação, lei suprema do universo; e a responsabilidade, no sentido de que cada um tem que dar conta das conseqüências de seus atos. Assim, a ética é aquela capaz de incluir a todos na família humana. Ela se estrutura ao redor dos valores fundamentais ligados à vida, ao seu cuidado, ao trabalho, às relações cooperativas e à cultura da não-violência e da paz. Ética está associada à coerência. E era assim que Marina agia no Ministério do Meio Ambiente tentando implantar uma agenda ambiental coerente que combinasse de forma indissociável o desenvolvimento econômico, social, ambiental, ético e cultural.
Esta seringueira, de saúde frágil, mas uma gigante no enfrentamento à sanha do mercado que, sem nenhuma ética, coloca o lucro acima dos seres humanos e da vida, enfrentou grande batalhas, inclusive dentro do próprio governo. Marina combateu os defensores dos transgênicos; foi contra a instalação de usinas de cana de açúcar na bacia do pantanal, enfrentando na época o governo Zeca do PT – aliás, foi voz ativa contra o plantio de cana em áreas degradadas da Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica; criou políticas de combate à grilagem de terra na Amazônia; agiu com rigor na concessão de licenças ambientais para as hidrelétricas; defendeu os povos indígenas, os povos das florestas.
Por enquanto, os inimigos venceram e o sinal está fechado para nós. Não foi Marina que perdeu o primeiro tempo da batalha. Foi o governo Lula. Fomos nós. É o futuro que perde com a saída de Marina.
Não fiquei indignada, infelizmente. Fiquei triste, muito triste...senti um vazio no peito, um grito sufocado. Veio a constatação de que a vida de um militante é feita de vitórias e derrotas, mas
aqui no Brasil, as derrotas têm sido sucessivas, muito sucessivas.


U2 - A Sort of Homecoming



Uma Espécie De Volta Pra Casa
E você sabe que é hora de partir
Em meio ao granizo e a neve que cai
Através dos campos da manhã para uma
Luz que está distante
E você anseia pelo momento
O momento para curar, momento de desejo
E sua terra se move debaixo (de)
Sua própria paisagem imaginária
Oh, oh, oh na fronteira nós corremos
E ainda corremos,corremos e não olhamos para trás
Eu estarei lá,eu estarei lá
Esta noite,uma estrada principal,
uma estrada principal para fora daqui
Os muros da cidade estão todos tombados
O pó uma cortina de fumaça por toda parte vejo
Rostos sulcados como os campos
Que outrora não ofereceram resistência
E nós vivemos à beira da estrada
Ao lado de uma colina enquanto os vales explodem
Deslocada, sufocada
A terra se cansa de si mesma
(oh vamos embora vamos embora vamos vamos embora digo eu)
Oh oh oh na fronteira nós corremos
E ainda corremos,corremos e não olhamos para trás
Eu estarei lá, eu estarei lá
Esta noite, esta noite
Eu estarei lá esta noite... eu creio
Eu estarei lá... de algum modoEu estarei lá... esta noite
Esta noite(oh vamos embora vamos embora vamos vamos embora digo eu)
O vento aflorará no inverno
Esta valsa de explosões e relâmpagos
Sem palavras, apenas um grito...
Hoje à noite construiremos uma ponte atravessando mar e terra
Veja o céu, a chuva ardente
Ela morrerá e viverá novamente
Esta noite
E seu coração bate tão devagar
Em meio à chuva e a neve caída
Através dos campos de manhã
Para uma luz que está distante
Oh não sofra, não chore
Pois esta noite, finalmente
Eu estarei voltando para casa
Eu estarei voltando para casa

Terra - Caetano


10 comentários:

Unknown disse...

depois de tantos desmandos na área ambiental, com um ministério sem poder para manter a ordem no que seria de sua alçada, de artimanhas e criação de novos órgãos para tirar funções que ainda garantiam algum controle... só resta mesmo o pedido de demissão pra não ser conivente e não ficar marcada como ministra de uma era onde, ainda e cada vez mais, os interesses econômicos estão sendo colocados acima dos interesses ambientais.

estão mesmo passando por cima de tudo que a pasta do meio ambiente devia comandar.

mas se nem a morte dramática do francelmo resolveu, que dirá um simples pedido de demissão de uma "seringueira"... daqui a pouco o povo esquece...

Marina era mesmo um peixe fora d'água, ou melhor, um bagre tentando sobreviver na lama, a "ministra dos bagres".

um comentário importante que não tive como constatar: "a Câmara Federal aprovou um projeto de Lei que amplia a área de destinação para exploração rural na Amazônia, entretanto, no meu ponto de vista, a coisa é bem pior, pois se trata de uma Medida Provisória, o que comprova que a iniciativa foi da Presidência da República.
Recentemente o Presidente Lula conseguiu uma liminar para conceder uma área de 90000hectares a empresa estrangeira, contrariando a própria constituição, o que pode, segundo o Senador Simon, que nesta terça-feira voltou a falar sobre o assunto, o presidente que iniciou a internacionalização da Amazônia. (antonio fouto dias)
será que até isso o Lula vai conseguir fazer?
acho que minha indignação extrapolou e não me deixa ficar calada. não sufoque seu grito. o Brasil perde, mas mesmo assim, vamos perder sempre - só não quero ter câncer na garganta. que venham as pedras.

Unknown disse...

É Nanci perdemos tod@s nós mesmo com a saída dela. Uma pena. Eu também não fiquei indignada...mas fico indignada de não me indignar, pode uma coisa dessa? Mas a luta continua companheira. Bjks

Canto da Boca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Canto da Boca disse...

Mas nao vamos desistir, é uma luta sem trégua, mas se nao houverem pessoas como nós, atentas às manobras, nao simplesmente perderemos, eles ganharam, e nao vamos permitir que destrocem ainda mais os sonhos que nos restam. Eu creio com toda a força que brota de cada pedacinho da minha contextura, que fazemos a diferença e que outra sociedade mais humana, mais igual, mais justa e mais eqütativa, é possível. Se eu desistir disso, estarei desistindo de mim.

Interessante, mas nem todos aqui sabem ao certo sobre a Maria Tereza Horta, nós, aí no Brasil, sabemos um tantao sobre tudo, muito além de muitos, aqui...

Belo poema, o que vc me "presenteou".

Parabéns pelos textos, têm uma qualidade jornalìstica acima de qualquer suspeita e uma "mais valia" para mim: emocao!

Volte quando quiser, o Canto é seu canto também.
Abraço.

;)

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

Hoje, quero beber na sua fonte de indignação, Miti. Estou meio sem forças, mas esse meu estado é temporário... vai passar.

Roseane está meio parecida com a maria-sem-vergonha e Canto da Boca muito próxima da Miti.

Mas no fundo, temos todas um pouco da aroeira: não nos dobramos.
beijos...amanhã o sol volta

Anônimo disse...

me senti ainda maiu slonge do sonho

Anônimo disse...

Eu tive a honra de trabalhar com a Ministra Marina, aliás, tenho a sorte de trabalhar com pessoas grandes, como é também o caso do Egon Krakhecke. Aprendi muito, inclusive agora, com a saída dela do governo. Desapego e compromisso. Firmeza ética e compreensão da realidade. Por isso, talvez a perda seja momentânea, como indica a repercussão na imprensa internacional. As pessoas vão e fica a política, e talvez com mais força. Acredito que uma grande parte da sociedade reconhece a importância das causas defendidas pela Marina e compreende que ela saiu do governo para ganhar força para continuar na luta. Uma luta que não será solitária, será ampliada, com mais liberdade e mais apoiadores. O mundo todo clama por soluções efetivas que assegurarem a vida, o que somente será possível se promovermos a igualdade e a diversidade. A Marina foi forjada no embate e carrega consigo a luta de muitos outros, por isso ela é imprescindível!

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

Paulo Guilherme, pensei tanto em vc quando escrevia este post. E, agora, como fica?

Anônimo disse...

"Mesmo com todo o emblema, todo o problema
Todo o sistema, todo Ipanema
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando
A gente vai levando essa gema", valeu Chico.

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

Paulo, deixo Neruda pra vc:
Talvez

Talvez não ser,
é ser sem que tu sejas,
sem que vás cortando
o meio dia com uma
flor azul,
sem que caminhes mais tarde
pela névoa e pelos tijolos,
sem essa luz que levas na mão
que, talvez, outros não verão dourada,
que talvez ninguém
soube que crescia
como a origem vermelha da rosa,
sem que sejas, enfim,
sem que viesses brusca, incitante
conhecer a minha vida,
rajada de roseira,
trigo do vento,

E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...