quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Velha Infância


O que eu mais curto no Maria-Sem-Vergonha, este coreto virtual, é a possilidade de partilhar desejos, meninices, poesia, beleza, dores, indignações. E olhe só o que Jack, amiga jornalista deixou hoje por aqui:

"Aproveitando o espaço no Maria Sem-Vergonha percebi uma certa semelhança com a irreverência e teimosia da adolescência... dias desses eu estava muito deprê..minha filha brincava com as amigas dela, a Samia, a Marielle e a Gabi na escada do condomínio... eu estava cansada e não queria barulho...mas de repente, levantei peguei um balde de água e joguei de cima, do andar do meu apartamento nas meninas sentadinhas na escada...foi uma farra, risadas, enfim.. Escrevi isso pra dizer que hoje estou fechando um freela sobre liberdade assistida a jovens em conflito com a lei e encontrei vários pensamentos antigos e de certa forma atuais...beijo a vc, Nanci.

"Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."Sócrates (470-399 a.C.).

"Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."Hesíodo (720 a.C.).

"Nosso mundo atingiu seu ponto crítico... Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."De um sacerdote do ano 2000 a.C

"Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura." Essa foi escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (Atual Bagdá) e tem mais de 4000 anos de existência."

5 comentários:

Marcelo Novaes disse...

Oi, Maria.

Gostei muito dos seus artigos sobre Fausto ( Goethe), Cássia Eller, PT.

Talvez você goste de meus textos e poemas.

Beijos,

Marcelo.

Picolé Frutos do Mato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Picolé Frutos do Mato disse...

Depois daquela geração, a Babilônia sucumbiu diante dos Assírios. Eu sei. Foi uma velhinha, que tinha um caso com um desses meninos degenerados, que me contou.

Unknown disse...

Essas reflexões sobre a nova infância me lembraram algumas q tive recentemente... Embora não tenha filhos (ainda), vivo próxima a duas sobrinhas, de 12 e 1 ano, e me surpreendo diariamente com elas. É fato q algumas coisas assustam, como isso de não respeitar os mais velhos e o fascínio pelo luxo (quase sempre exagerado vamos e venhamos), mas a essência ainda nos permite ter esperanças, creio. A mais nova, Tamilis, outro dia veio dividir a única bolacha que segurava na mão. Quebrou assim, meio desajeitada, e não sossegou enquanto eu não peguei... Já a mais velha, rodeada da tecnologia e todos os balangandãs modernos, me disse que quer quer mesmo é ajudar as pessoas. Simples assim... Ela foi comigo a uma entrega de sopa a famílias carentes e no fim, não queria ir embora. No caminho de volta, a constatação. "A gente tem tanto do que precisa né tia? Puxa, a gente tem q ser mto feliz". É isso. Gde beijo Nancy e parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Pior que o jornal da Globo foi a capa da Veja - sobre o Fidel. Afff Uma pena que mtas pessoas formem opinião somente por esses veículos... Gostei do comentário da Hortência (do basquete), dia desses, lembrando oq Cuba investiu no esporte e educação, bandeiras da Era Fidel. "Muitos podem questionar os meios adotados pelo Fidel, mas o país avançou em coisas cruciais. Isso é fato e disso ninguém fala". Bjus