terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A poesia nossa de cada dia


O poeta Emmanoel Marinho diz como muita sabedoria que “Poesia não compra sapato, mas como andar sem poesia?”. Jorge Luis Borges diz assim: “A arte acontece cada vez que lemos um poema”. E relata ainda que, quando criança, ao ouvir o seu pai ler em voz alta os versos de Keats, sentia que a poesia não era apenas linguagem ou um meio de comunicação, mas, sim, uma paixão e um prazer: “Quando isso me foi revelado, não acho que tenha compreendido as palavras, mas senti que algo acontecia comigo. Acontecia não com o meu simples intelecto, mas com todo o meu ser, carne e meu sangue”.
E é um pouco o que sinto quando leio bons poetas, um desses é Victor Barone, um carioca que já finca suas raízes por aqui e, em breve, estará lançando o seu primeiro livro. Victor, ao mesmo tempo em que tece as palavras com punhal e corte, deixa gosto de desejos, paixão e uma sede de língua, toques e pele.


Anjo
Victor Barone

Uma vez

um anjo solitário
impregnou meu paladar de luz.
Esteve em minha língua,
por quase uma vida,
este sabor picante.

Desde então relembro
o terno toque
da língua do anjo
a encher minh´alma de luz.

Uma vez um anjo solitário
arrancou de mim o que fui.
Esteve em minha retina
por quase uma vida
este sabor sangue .

7 comentários:

Unknown disse...

Vc é sempre LUZ e POESIA, e tudo que vem de vc irradia e nos enche de novos sonhos e nos ajuda a acreditar que somos sim sementinhas que podem fazer a diferença, basta qrer... basta sonhar... basta plantar...Bjus, Áurea.

Unknown disse...

Acho que apesar de tentarmos dissipar as diferenças do mundo, sejam elas sociais, raciais,culturais, religosas e outras tantas, a poesia infelizmente é uma arte que não atinge a todos. Poucos aprenderam a apreciar uma bela poesia como esta postada aqui. Acredito que poesia seja "hereditário", assim como saber apreciar a boa música. É por isso que tô aqui de novo, parabenizando você por este "blog-obra-de-arte", que você está criando e deixando pros teus filhos, e pra nós que somos com orgulho um pouco filhos de alma já que somos "seguidores" e admiradores das tuas idéias e dos teus poemas. Um grande beijo, Renata.

Nell Moraes disse...

Uma vez um anjo solidário construiu um espaço
coreto-poesia...
E eu já sabia,
esse espaço teria
poesia...
e
me deixaria
cada dia
mais e mais
Sem- vergonha
Ah, que delicia!!
Bjs

Unknown disse...

PEQUENA,

ADOREI A POESIA DO BARONE. BEM SEXY HEIM?

ONTEM EU ESTIVE NA COLÔNIA PENAL AGRÍCOLA E OBSERVEI OS PRESOS, OS POLICIAIS ENFIM...TODAS AS PESSOAS ENVOLVIDAS NUMA SITUAÇÃO DE COMPLETO DESCONTROLE E PENSEI: OS ANOS PASSAM E JAMAIS ME ACOSTUMAREI COM ISSO, EM VER ESSAS CENAS, OUVIR ESSES BARULHOS...

A POESIA ESTÁ EM TODO LUGAR....VONTADE DE ME ABRAÇAR

rs rs

BEIJO MARIA-SEM-VERGONHA

DE: JACK DESARVORADA

Maria-Sem-Vergonha do Cerrado disse...

Jack, continue assim desarvoradamente indignada...vc é pura poesia pantaneira.

Unknown disse...

Amei amei seu blog, só vc mesmo para ter essa brilhante idéia, nos fazem refletir, como bem disse a Áurea, eu concordo plenamente, faz sé necessario que o canto da terra se renove,nossas utopias ut rapassem fronteias, e acima de tudo respeitando as diferenças.... Toda Maria tem uma certa Magia. Eu tbem tem varias Marias, mas tenho uma q é muiito Especial q é minha Maria Julia q cada dia meu amor só faz crescer !!! Bjos minha Linda Nanci

magrão disse...

Ora menina!Nessa retina linda sempre vai ter muito mais que sabor de sangue...tem vida,muita vida já vivida e mais ainda por viver. Seja sempre essa menina de ...seja quantos anos for,não importa...que saudades! beijos desse seu..."bobão"...rss amigo.